Projeto de Lei do deputado Luiz Fonseca institui o Dia Estadual do Citricultor
Com o objetivo de reconhecer e valorizar a contribuição dos profissionais envolvidos na citricultura, destacando a importância econômica, social e ambiental dessa atividade para geração de emprego e renda de várias famílias sergipanas, contribuindo significativamente para o crescimento econômico regional, a Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou, nesta quinta-feira, por unanimidade, o Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Luiz Fonseca (PP) que institui o dia 20 de novembro como o Dia Estadual do Citricultor e insere a data no calendário oficial de eventos do Estado de Sergipe.
A implementação da Lei promete atividades e eventos no Dia do Citricultor, com o objetivo de disseminar conhecimentos técnicos, trocar experiências, valorizar os citricultores e estimular o desenvolvimento sustentável do setor. Palestras, workshops, exposições, feiras, seminários e cursos estão entre as ações previstas para promover o aprimoramento e divulgação das boas práticas na citricultura.
“A criação do Dia do Citricultor proporcionará uma oportunidade para promover a troca de conhecimentos técnicos, disseminar boas práticas e incentivar a adoção de tecnologias modernas na citricultura. Além disso, é um momento para reunir citricultores, especialistas, pesquisadores e demais agentes envolvidos no setor, estimulando a integração e a cooperação entre eles”, enfatizou Luiz Fonseca
No Brasil, desde 1969, a data é celebrada anualmente dia 08 de junho, e relembra a importância do profissional que cuida das plantações e da produção das frutas cítricas que são a laranja, limão, lima, tangerina, cidra e muitas outras como o abacaxi e acerola.
De acordo com o Boletim Hortigranjeiro Nº 09, Volume 10, do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), a produção citrícola sergipana vive um momento de destaque, com o estado como o 2º maior fornecedor de laranjas para as Centrais de Abastecimento (Ceasas) de todo país. Em agosto de 2024, Sergipe enviou 5,8 mil toneladas da fruta para esses centros de distribuição. Os números, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ressaltam a importância do estado no abastecimento de frutas, posicionando Sergipe entre importantes produtores agrícolas, desempenho que, aos poucos, tem devolvido ao estado os bons resultados dos tempos áureos da citricultura em pomares sergipanos.